domingo, 30 de setembro de 2012

Como se descreve se entende?

Beto Holsel

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, Linneu, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo a impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto que ocorre no líquido nutritivo de alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifica, Linneu.


No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena deformidade que lhe é peculiar.


PRIMEIRO ESTÁGIO - RELATO DO ANALISTA


A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente ao paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo.

Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.


SEGUNDO ESTÁGIO - RELATO DO TÉCNICO


O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem o sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas, todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.


TERCEIRO ESTÁGIO – RELATO DO ENCARREGADO


Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel. Porém não muda de forma quando pressionado.


QUARTO ESTÁGIO – RELATO DO OPERÁRIO


Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.


QUINTO ESTÁGIO – “BOCA DO POVO”


Rapadura é doce, mas não é mole.



Adaptado da fonte: http://www.humornaciencia.com.br/laboratorio/simples.htm

Até
,

5w2hgestao&consultoria

Dica de livro - A Quinta Disciplina (Peter Senge)

O livro amplia e esclarece a necessidade de o gestor desenvolver uma visão sistêmica em todos os campos de atuação, seja na vida pessoal ou profissional, visão de mundo, e de todos os aspectos da vivência humana.



Experiente essa ideia!


5w2hgestao&consultoria

5W2H ferramenta de Gestão

Quando nos deparamos com um problema ou necessidade, precisamos identificar meios para resolvê-los, pois não podemos agir sem uma análise da situação.

Sendo assim, hoje o primeiro assunto será a ferramenta 5W2H, termo que vem do inglês What, Who, Why, Where, When, How, How Much.

Você sabe o que é a ferramenta e para que serve? Então fique de olho!

Ao definir uma ação você DEVE sempre perguntar:

What - O que será feito?
Who - Quem vai fazer?
Why - Porque será feito?
Where - Onde será feito?
When - Quando fazer?

How - Como fazer?
How Much - Quanto vai custar?

Conheça:




Sua importância


A ferramenta é um método muito simples que agiliza todos os processos de uma empresa, ou seja, se tempo significa dinheiro, a empresa pode ganhar ainda mais dinheiro com o uso da ferramenta 5W2H. 
Como utilizar?
Para fazer a planilha 5W2H é necessário ter em mente as causas do problema, realizar cada etapa de maneira cuidadosa. 

Veja que esse método cobre de uma maneira ampla como tudo ocorrerá com a ação, eliminando todas as dúvidas que possam surgir. Experimente!

E na dúvida, entre em contato. Este é o espaço para trocarmos nossas experiências.

Referências:
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Gerenciamento da rotina de trabalho do dia-adia. Rio de Janeiro: Bloch, 1994.
DAYCHOUM, M.  40 ferramenta técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 
2007.
WERKEMA, Maria C. C. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. 1ª ed. Sograf, MG, 1995.
Saudações,
Karla Alvarenga

sábado, 29 de setembro de 2012

Bem vindos!

Olá! Considerando o turbilhão de informações existentes na Web e o pouco tempo que temos para nos atualizarmos, convido você para participar deste espaço para trocarmos informações e conhecimento sobre Sistemas de Gestão, Marketing e Gestão de Pessoas.

Curtam bastante o blog, porque ele foi feito pensando em Você.


Saudações,

Eu sou Karla Alvarenga, Administradora e Especialista em Qualidade e Marketing.