quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Empresa de Corpo Mente e Alma




Este texto foi retirado do  livro “ A Empresa de Corpo Mente e Alma” de Roberto Adami Tranjan .  O autor faz uma reflexão de uma empresa tomando como exemplo o corpo sendo a estrutura física e seus padrões. Trata-se  da empresa que funciona centrada na obtenção dos resultados sem levar em conta os meios. A empresa em que prevalecem aos talentos da mente acontece geralmente quando a empresa possui comportamentos empreendedores desenvolvidos, mas competências gerenciais ínfimas.

alma é quando na empresa prevalece o coração, é quando o coração fala mais alto. A crença de que os resultados são  produzidos pelas pessoas de que o sucesso depende delas e portanto  elas devem estar bem consigo mesmas. O que se busca nessa obra é a empresa-plena, desenvolvida em corpo, mente e alma.

VISÃO COMPARTILHADA
  “Sonho que se sonha ó é só sonho que sonha só, mas sonho que sonha junto é realidade”
                                                                                           Raul Seixas e Paulo Coelho


O exercício de Compartilhar a visão é o mote maior com que um líder pode contar para conseguir o apoio de seus colaboradores.

“O importante não é fazer com que os colaboradores vistam a “camisa” da empresa. Melhor é fazê-los “vestir a cabeça” da empresa”
                                                          Tiburcius

O chefe autoritário segue atrás de sua equipe ditando normas redigindo regulamentos, elaborando programas de desenvolvimento profissional, introduzindo tecnologias mais eficientes, organizado e controlando os horários de trabalho e de descanso de seus empregados.

O chefe autoritário está tão ocupado com as condições da embarcação que nem sequer percebe os perigos do oceano. As variáveis ambientais mudam com rapidez, o que faz da liderança uma função cada dia mais complexa. As empresas precisam cada vez mais de direção, destino, rumo, norte.

O verdadeiro líder é capaz de desenvolver junto de sua equipe uma visão compartilhada. A  visão é a escolha do rumo da empresa, portanto seu principal objetivo. É onde a empresa deseja estar. Operações referem-se aos planos e às decisões cotidianas que orientam os processos de desenvolvimento, produção, distribuição, marketing dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa e seus clientes (é a maneira como a empresa é administrada). É necessário que a visão se integre nas operações cotidianas.

Para que a visão continue sendo uma força vital e contínua, deve atingir todas essas áreas da realidade empresarial. A visão tem de tornar-se parte da cultura da empresa, e é fundamental que o corpo se adapte à visão.

Lembrando o consultor norte-americano Joel Barker: “Visão sem ação é apenas um sonho; ação sem visão é apenas um passatempo; visão com ação pode mudar o mundo“.

Quando o corpo começa a tomar conta é comum ouvir: “Isso não é de minha responsabilidade”, Isso está fora de minha alçada” ou “ Esse não é meu departamento”. Isso significa que a visão está começando a ser esquecida e as pessoas estão mergulhando nas tarefas e esquecendo os resultados. 

Fonte: Livro:  A empresa de corpo, mente e alma : um método inédito e eficaz para elevar a performance organizacional – São Paulo : Editora Gente, 1997. Tranjan, Roberto Adami  

Até a próxima!

5w2hgestao&consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário: