sábado, 1 de dezembro de 2012

O Stress feito de Bits e Bytes

Estamos vivendo a "Era da Informação e da Velocidade". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez em que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em Informática. Precisamos "entender do negócio", senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa? 

Muitos consultores e autores bem sucedidos de livros de negócios e carreira dizem que estamos vivendo a era dos multespecialistas. Precisamos entender de muitos assuntos: administração, finanças, informática, outros idiomas, pessoas (esta talvez seja a aptidão mais importante), trabalho em equipe. 

Como dominar tantas competências e, ao mesmo, tempo conciliar família, amigos, atividades físicas e a pressão da empresa por resultados cada vez melhores e em menor tempo? Com certeza não é fácil, mas é possível crescer profissionalmente e, principalmente, com ética, sem abrir mão da vida pessoal. 

Não dá para estudar tudo ao mesmo tempo. Durante muito tempo comprei muito mais livros do que poderia ler. Cheguei a ter mais de 30 esperando na fila. Constantemente me preocupava pelo fato de não conseguir ler e estudar todos os assuntos que eu julgava importantes. Uma simples pausa para assistir ao jogo de futebol do meu time na televisão era motivo para consciência pesada por não ter aproveitado "melhor" meu tempo. 

Neste período, acabei me afastando dos amigos, da família e até minha esposa queixava-se, com razão, de que eu quase não ficava com ela. Muitas vezes eu me preocupava mais em ler um livro, do que em fazer uma análise sobre seu conteúdo e sobre o valor daquela leitura para mim e para a minha carreira. O importante era diminuir a fila de livros não lidos, mesmo que isso significasse cada vez menos horas de sono, de lazer e de atividades físicas. Pouco importava se minha qualidade de vida estava piorando dia-a-dia. 

Talvez o amigo leitor jamais tenha chegado a esse ponto, mas não é difícil concluir que "não dá pra estudar tudo". O simples fato de o estudo ter se tornado uma carga muito pesada, mais uma obrigação do que um prazer, fez com que meu rendimento e bom humor descessem a níveis preocupantes. 

Não dá para aprender tudo ao mesmo tempo: Windows 2000, Linux, Novell, Unix, Visual Basic, Delphi, Java, Java Script, ASP, ASP+, C, C++, C#, XML, segurança, finanças, economia, administração, fazer um MBA, uma Pós .... e se você ainda estiver vivo e houver tempo, quem sabe, uma cirurgia de ponte de safena. 


Estudo e aperfeiçoamento contínuos são fundamentais sim, porém de forma organizada e, principalmente, planejada. O foco deve estar na aplicação dos conhecimentos adquiridos. Jamais no conhecimento por si só. Leia esta pequena história: 

          Uma vez um mestre fez uma experiência com seus alunos. Pegou um vaso e encheu-o com pedras grandes. Depois, ergueu o vaso e perguntou aos alunos: 

- O vaso está cheio? 
A turma se dividiu, com alguns dizendo que sim e outros que não. O mestre então, pegou algumas pedras pequenas e colocou-as no vaso. As pedras pequenas se encaixaram entre as grandes, e o mestre ergueu o vaso, novamente, perguntando: 


- O vaso está cheio? 
Desta vez a maioria da turma respondeu que sim. O mestre, então, pegou um saco de areia e despejou dentro do vaso. Depois, repetiu a pergunta. 

A grande maioria respondeu que sim. O mestre, então, pegou uma jarra de água, derramou no vaso, e perguntou: 

- O vaso está cheio? 
A turma finalmente chegou a um consenso. Todos responderam que sim. Então o mestre falou: 

- Este vaso é como a nossa vida. Se eu tivesse colocado as pedras pequenas, a areia ou a água primeiro, não haveria espaço para as pedras grandes. As pedras grandes na nossa vida são a família, os amigos, trabalho, lazer e saúde e é fundamental que não descuidemos delas. Não podemos perder muito tempo com coisas sem importância (as pedras pequenas), pois corremos o risco de não haver espaço para as coisas que realmente são importantes. 

Para mim foi vital entender que a carreira é importante sim, principalmente em tempos de alta rotatividade e de busca por profissionais cada vez mais qualificados. Mas ela não é tudo. Uma carreira de sucesso é sustentada por muitos pilares e, sem dúvida, família, lazer, amigos e saúde física e mental são alguns dos que têm maior importância. 


Reservar um tempo para a família, programar horas de lazer ou de bate-papo com os amigos e realizar atividades físicas não podem, de maneira alguma, ser consideradas atividades que nos "roubam tempo". Às vezes, é importante uma simples parada para não fazer nada e refletir sobre a vida. A partir do momento em que conseguimos equilibrar esses aspectos, passamos a ver as coisas com mais clareza e a produzir mais e melhor. 

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário: