A resposta é simples, mas a transformação da ideia em AÇÕES vai exigir-lhe muito TRABALHO, SERIEDADE e COMPETÊNCIA. Não há milagres: uma coisa é certa é preciso mudar a sua cabeça. A etapa seguinte será mudar a cabeça das pessoas para a formação de uma equipe vencedora. Depois é ter um resultado COMPENSADOR. Quem não gosta de ser campeão?
Basta ter ORGANIZAÇÃO, QUERER E SER.
Vamos começar o passo a passo. Para fazer Qualidade, você precisa convencer e preparar cada pessoa de sua empresa para duas coisas básicas:
Conhecer de maneira precisa e completa O QUE DEVE SER FEITO;
QUERER FAZER certo, desde a primeira vez, aquilo que deve ser feito.
Mas, o que é Conhecer de maneira precisa e completa O QUE DEVE SER FEITO?
Isso é tão óbvio que a maioria das pessoas se esquece de explicar e escrever (documentar) o que cada um deve fazer numa empresa. Aí aparece os “gargalos da Qualidade”.
Reflita: para quantos subordinados você explicou a MISSÃO, VISÃO, as ESTRATÉGIAS, OBJETIVOS, METAS, o e o que precisamente precisa ser feito na organização e qual a respectiva autoridade – autonomia ou capacidade de decisão – para fazê-lo?
Sócrates, o grande filósofo da contestação dialética, argumentava que o homem comete suas faltas por ignorância, isto é, por falta de conhecimento do que deve ser feito, e não por intenção de errar. Você concorda? Em geral, os “chefes” agem ao contrário desta reflexão, pressupondo que os colaboradores/ funcionários/ empregados erram porque são mal-intencionados. Será????
Uma outra questão relevante é que em geral você não lhes outorga autoridade para obter Qualidade. Os colaboradores são obrigados a aceitar produtos de Qualidade, sob as mais variadas e justas explicações, basta que seja conveniente no momento. Que autoridade eles tem para obter e defender a Qualidade?
Para resolver esta primeira etapa, você precisa:
- Escrever (ou explicar, quando a tarefa for muito simples) precisamente as responsabilidades de cada um na empresa, e outorgar-lhe a autoridade para permitir que eles as faça;
- Treinar, treinar e treinar (ensinar) cada pessoa para que adquira habilidade de fazer bem o que foi feito desde a primeira vez.
Por certo não. Só fazemos alguma coisa se quisermos, se tivermos MOTIVADOS.
Vamos, então para a segunda etapa, convencer a pessoa a querer fazer certo desde a primeira vez. É necessário que as pessoas tenham motivação para fazer a Qualidade.
Se as pessoas não estiverem interessadas e conscientes do que devem fazer, a empresa tem um grande entrave. É necessário criar condições para “querer fazer certo desde a primeira vez”. Reflita: Em sã consciência, alguém falta um compromisso prazeroso?
Para que cada pessoa sinta motivação, é necessário que Lea tenha algumas questões esclarecidas:
- Quem sou eu nesta Empresa?
- Quanto eu valho?
- Até onde poderei progredir nesta empresa?
- Como poderei progredir (quais as regras do jogo)?
- Maturidade da tarefa: as pessoas possuem o conhecimento técnico do que deve ser feito e têm experiência para fazê-lo certo desde a primeira vez.
- Maturidade Psicológica – as pessoas querem fazer certo desde a primeira vez, porque estão conscientes de seu papel na organização. Elas têm vínculos sólidos com a empresa e, por isso, compromisso com o trabalho.
Última dica não deixe de usar a ferramenta PDCA - maiores informações: http://5w2hgestao.blogspot.com.br/2012/10/trata-sede-um-ciclo-de-melhoria-continua.html
Este será o próximo post.
Boa leitura e até a próxima.
5w2hgestao&consultoria
5w2hgestao&consultoria