-Comece varrendo!
Varrer faz alusão á eliminação de sujeira.
Eliminar o que não presta, o que incomoda, atrapalha, enfim aborrece!
Elimina e cuidar para não tornar a brotar sujeira no sentido pleno!
É eliminar a sujeira em todas as suas dimensões.
Uma das dimensões que se deve verificar e eliminar está na dimensão ética.
Nesta dimensão devemos evitar e eliminar práticas não conforme nos aspectos tributários, comerciais e empresariais. Como exemplo busque abster-se de práticas escusas que visam o lucro fácil, e que burlam ou corrompem a sociedade.
É fazer uso da vassoura da consciência empresarial cujo foco se orienta pela Responsabilidade Social e Desenvolvimento da Cultura da Cidadania.
Esta vassoura fica permanentemente na sala do “Empre$ário” e todos os colaboradores percebem quando ela é usada!
Aparece também a sujeira no contexto físico, aquela que “gruda no chão, no balcão e no salão e no porão” ou que apesar de não ser sujeira tipificada, está na forma de retalhos e sobras, resíduos de processo ou até mesmo desperdícios.
A sujeira “física” pede um olhar de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Racionalização! Usamos a vassoura do empreendedor que fica na área de operações e que deve ter seu uso estimulado e compartilhado com todos os colaboradores da empresa.
Fazer uso desta vassoura é estimular a redução ou eliminação deste acúmulo na empresa.
Cria-se uma cultura de que com menos acumulo mais fácil se torna trabalhar!
Talvez a sujeira que mais exige esforço eliminar seja aquela da dimensão “pessoal”.
São sujeiras que são varridas de cada um dos colaboradores mediante capacitações treinamentos voltados ao Desenvolvimento de Lideranças e Competências.
Esta é a vassoura de cada um que foi oferecida pelo próprio Líder da Empresa. Líder que forma competências novas para melhores tomadas de decisões.
Gente lidando com gente!
Gente, de espírito “limpo”!
Gente de caráter “limpo”!
É Sr Ishikawa, qualidade é uma questão de varrer!
É uma questão de organizar!
É, uma questão de manter a sujeira fora da empresa!
O Sr Ishikawa é reconhecido como o grande idealizador da Metodologia 5’S que através de cinco fases – Seiri; Seiton; Seiso; Seiketsu e Shitsuke - preconizam a evidenciação e melhoria da qualidade em uma empresa através de um Programa de Organização e Limpeza. Trata-se de um Programa e como tal há toda uma Metodologia que colabora com sua implantação.
Na verdade o Programa busca o Desenvolvimento de uma Cultura Organizacional orientada para evitar a sujeira e o desperdício:
“Só Sair Sem Sobrar Sujeira”
Sds,
Karla Alvarenga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário: