Em primeiro lugar, só podemos gerenciar aquilo que medimos.
E para medir é preciso ter um padrão de comparação. Uma vez que estamos interessados em enxergar o ambiente que estamos competindo, parece ser uma boa prática adotar como padrão de comparação a organização que apresenta o melhor desempenho geral de cada setor de atividade/ processo.
Considerando a organização benchmark, qualquer que seja ela, como o ponto de referência, estará diante de duas possibilidades:
· Somos o benchmark – precisamos trabalhar arduamente e de forma contínua, pois se não o fizermos podemos perder o lugar, a referência, uma vez que a concorrência, muito provavelmente, estará trabalhando arduamente para nos superar.
E a segunda opção: não somos benchmark. Neste caso, precisamos melhorar continuamente para nos tornar benchmark.
Em qualquer caso, precisamos melhorar continuamente seja para ser ou para permanecer. Sem dúvida, o benchmarking requer duas coisas, estabelecer metas usando padrões objetivos externos e;
- Aprender de outros;
- Aprender quanto e;
- Aprender como.
Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.
Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.
Esta é a mais simples definição de benchmarking. Processo contínuo de comparação dos produtos/ serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.
Fontes: Camp, Robert C – Benchmarking – O caminho da qualidade total, pág. 16;
Sds,
5w2hgestao&consultoria
André Luiz Ferreira Gatti via linkedin: Muito bom o artigo!!
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