sábado, 6 de outubro de 2012

Você gosta do que faz?

Vale a pena conferir este vídeo de 10 minutos.  O vídeo faz uma comparação das diversas gerações.


Pura inspiração!

Agora fica a reflexão:



Você gosta do que faz? De verdade? Seus olhos brilham quando você chega em casa e vai contar para a família como foi seu dia, os projetos que realizou, as metas que atingiu? Se este não é o seu caso, saiba que você não é o único. São poucas as pessoas que encontram realmente paixão naquilo que fazem, mas são justamente elas exemplos de profissionais bem-sucedidos, tanto no campo pessoal quanto o profissional. 

Seria um mundo perfeito se as coisas que queremos fazer coincidissem exatamente com o que a sociedade acha importante ser feito. Mas, aí, quem tiraria o lixo, algo necessário, mas que ninguém quer fazer?

O que seria de nós se ninguém produzisse sapatos e meias, só porque alguns membros da sociedade só querem "fazer o que gostam"? Pediatras e obstetras atendem às 2 da manhã. Médicos e enfermeiras atendem aos sábados e domingos não porque gostam, mas porque isso tem de ser feito.

Empresas, hospitais, entidades beneficentes estão aí para fazer o que é preciso ser feito, aos sábados, domingos e feriados. Eu respeito muito mais os altruístas que fazem aquilo que tem de ser feito do que os egoístas que só querem "fazer o que gostam".

Então teremos de trabalhar em algo que odiamos, condenados a uma vida profissional chata e opressiva? Existe um final feliz. A saída para esse dilema é aprender a gostar do que você faz. E isso é mais fácil do que se pensa. Basta fazer seu trabalho com esmero, bem feito. Curta o prazer da excelência, o prazer estético da qualidade e da perfeição.

Aliás, isso não é um conselho simplesmente profissional, é um conselho de vida. Se algo vale a pena ser feito na vida, vale a pena ser bem feito. Viva com esse objetivo. Você poderá não ficar rico, mas será feliz. Provavelmente, nada lhe faltará, porque se paga melhor àqueles que fazem o trabalho bem feito do que àqueles que fazem o mínimo necessário.

Se quiser procurar algo, descubra suas habilidades naturais, que permitirão que realize seu trabalho com distinção e o colocarão à frente dos demais. Muitos profissionais odeiam o que fazem porque não se prepararam adequadamente, não estudaram o suficiente, não sabem fazer aquilo que gostam, e aí odeiam o que fazem mal feito.

Se você não gosta de seu trabalho, tente fazê-lo bem feito. Seja o melhor em sua área, destaque-se pela precisão. Você será aplaudido, valorizado, procurado, e outras portas se abrirão. Começará a ser até criativo, inventando coisa nova, e isso é um raro prazer.

Faça seu trabalho mal feito e você odiará o que faz, odiando a sua empresa, seu patrão, seus colegas, seu país e a si mesmo.

Fontes:
Editora Abril, Revista Veja, edição 1881, ano 37, nº 47, 24 de novembro de 2004, página 22;

Até,

5w2hgestao&consultoria

2 comentários:

  1. Marcos Siqueira Moura via linkedin - Sim!!!!
    Meus olhos brilham quando uma manobra de energia dá certo ou quando encontro a causa de um distúrbio após meses de pesquisa e depois de ter passado inúmeros outros pesquisadores sem sucesso.
    Me emociono quando ao final de uma palestra motivacional sou aplaudido de pé por mais de 500 estudantes de medicina ou outra área que não a minha, e falo ao meu ouvido. "Voce está certo, portanto siga o teu caminho".
    Sinto orgulho quando vejo que alguns dos diversos estagiários viraram diretores, gerentes e até doutores. Que valeu muito ter brigado e ralhado com todos eles.
    Meus olhos enchem d'água quando vejo os olhos de adolescentes brilhando durante uma palestra em escolas de 1º e 2º graus e que sei que toquei o pensamento e o coração de apenas 1 deles.
    Me orgulho de ter lançado um procedimento de segurança que após um tempo salvou uma vida durante uma atividade no trabalho.

    Sim eu AMO o que faço e esta é a razão da minha vida profissional, e sei que para muitos pode parecer piegas.

    Como citei em outro grupo de discussão, "No mundo sempre existirão algumas pessoas que vão te amar pelo que você é e faz..., e muitas outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito, mas mantenha o caminho da responsabilidade e da seriedade no profissionalismo. ..".

    Ah!!! Até hoje eu acordo às 3 da madrugada para resolver problemas ou viro 48 horas direto estudando um problema. Afinal tem que ser feito.

    ResponderExcluir
  2. Via linkedin O segredo é esse: trabalhe no que você gosta... e seja mais feliz e bem-sucedido. A possibilidade de fazer o que se gosta e unir prazer ao trabalho diário pode trazer, além de muita felicidade, entusiasmo e qualidade de vida, ganhos expressivos também financeiramente.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário: