quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

UMA VERDADE INCONVENIENTE


Documentário que retrata advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta. Trata-se de uma alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. Uma Verdade Inconveniente traz o convincente argumento de Gore (vice-presidente durante a administração de Bill Clinton), de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos PARTE DA SOLUÇÃO.

Quando acessamos as redes sociais ou acompanhamos os noticiários através de outros meios as notícias são: ciclones em Mianmar, Tsunamis na Ásia, incêndios na Austrália, Califórnia, enormes terremotos na China… Ciclones em Mianmar… Furacões no Caribe… Tsunamis na Ásia, falta d’água na Austrália… inundações na China, Alemanha, Coréia, Peru, Espanha, Paquistão, Brasil…e estendo aos estados, em especial o Espírito Santo: muitas mortes, pessoas desabrigadas, falta de água, de alimento e do que vestir. E o que fica a refletir é: o que causa esse problema? Como preveni-lo? Este é um problema meramente urbano?

Quando o leito natural de um rio ou córrego recebe uma quantidade de água, proveniente da chuva, maior do que sua capacidade de comportá-la, ele transborda, ocasionando a enchente. Aqui que se encontra um dos grandes problemas das enchentes e alagamentos nas cidades: essa área de inundação, em muitas cidades, não foi respeitada e muitas pessoas ergueram suas moradias onde o rio naturalmente irá transbordar e alagar as casas, além da destinação incorreta dos lixos nas proximidades feita pelo bicho homem.

Outra questão importante diz respeito à urbanização das cidades. Na maioria delas, esse processo ocorreu sem nenhum planejamento, tais como pensar a declividade das ruas (para onde a água da chuva vai escorrer) e construir galerias pluviais (meio utilizado para captar e transportar a água da chuva). Se esses dois procedimentos fossem utilizados, é certo que enchentes e alagamentos não apareceriam nos noticiários e nem causariam tantos problemas sociais e econômicos.

As enchentes são um problema sério para a sociedade, pois, além dos enormes prejuízos econômicos, põem em risco a vida de várias pessoas, que podem contrair doenças infectocontagiosas, como a leptospirose.

Fica a dica: Repense, reduza, reutileze e recicle suas atitudes!!!

O mais importante é reciclar as atitudes começando assim:
Quer ajudar ao planeta evitando o aquecimento global?
  1. Dirija menos, use transporte coletivo ou bicicleta, ou se for o caso aproveite para fazer caminhar;
  2. Troque lâmpadas comuns por fluorescente;
  3. Conserve os pneus calibrados pois, melhora o consumo de gasolina;
  4. Adote banhos frios, além de ser saudável;
  5. Evite produtos com muita embalagem;
  6. Plante uma árvore;
  7. Desligue os aparelhos eletrônicos;
  8. Descarte corretamente os resíduos;
  9. Repense, repense e repense antes de votar: pois parte da solução está nas mãos dos políticos que fecham os olhos para a questão para defender interesses próprios...;
  10. Faça parte da solução!!!

No mais, para quem assistiu o documentário assista de novo e faça uma nova reflexão de suas atitudes e quem não assistiu não perca tempo, assista e passe a tomar atitudes positivas para reverter o problema.

 Reflita!!!
 
5W2HGestão&consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário: