sábado, 8 de março de 2014

Atitudes que impedem o profissional de se tornar um líder


Fuja dessas ações se você quer crescer em sua carreira...


Muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual, apesar de todos os esforços, não são vistas como líderes. Segundo Henri Fernandes Cardim, consultor de negócios especialista em coaching e executivo a frente da HFC Consultoria & Treinamento, há atitudes clássicas que podem afetar a vida profissional e impossibilitar um almejado cargo de chefia. Veja abaixo os 17 erros mais comuns:


1 - Postura de escravo: ter atitude passiva, acreditando que apenas quando for promovido precisará mudar;
2 - Puxa saco: pensar que será promovido por rir das piadas do chefe é um erro;
3 - Conhecimento pífio: não estudar e não se atualizar, mas imaginar que ninguém nota;
4 - Medo de errar: o medo de decidir é falha grave;
5 - Pai e chefe: Confundir chefe com pai;
6 – O príncipe: achar que tem o direito à vaga apenas por ser herdeiro ou por se sentir especial;
7- Infantilidade: postura imatura em reuniões acaba com boas oportunidades;
8 - Menosprezar projetos pequenos: fazer com desdém por achar fácil, esquecendo que, independente do tamanho, o que se mede é empenho e resultado;
9 – Falta de foco: Trabalhar apenas por dinheiro, sem visão de carreira de médio e longo prazo;
10 – Previsível: entregar apenas o que é solicitado, sem superar as expectativas do superior imediato;
11 - Pata ou galinha: exercer o marketing pessoal de maneira equivocada. Botar ovo pequeno (galinha) e fazer escândalo, ou botar ovo grande (pata) e ficar quieto;
12 - Salto alto: logo após assumir a posição, deixa a humildade de lado e passa a ser o carrasco;
13 - Sabe tudo: Ter o impulso de responder tudo imediatamente, acreditando que esperam dele respostas rápidas apenas;
14 - Largar: abandona a tarefa e não acompanha, assim tenta se isentar da eventual falha;
15 - Indisciplina: acreditar que por se tornar líder pode ser ou continuar sem disciplina;
16 - Guardar tudo na cabeça: dispensar uso de agenda por acreditar que tem memória fotográfica ou não saber usá-la;
17 - Inflexível: acreditar que por ser chefe não é necessário ser flexível e negociar com a equipe.


Fonte: administradores.com.br

Até a próxima!!!

5W2Hgestão&consultoria

4 comentários:

  1. Cara Karla Alvarenga é quase impossível atentar para toda esta exortação sem fazer algum comentário.Aqui temos descrito 17 atitudes que impedem um profissional de se tornar um líder. Muitos também são os casos de profissionais que são comissionados como chefes, mas não reúnem qualidades e postura de um líder. Nestas pessoas podemos rapidamente reconhecer as falhas e erros descritos acima.
    Mas ainda há algo muito mais relevante e agravante que é o Assédio Moral propriamente dito. Chefes que exercem a tirania com os seus subordinados, por algum motivo de interesse pessoal elege um subordinado de sua equipe para humilhá-lo na presença dos demais. Nas reuniões procura desprestigiar as boas idéias do mesmo, fazê-lo parecer um idiota, desconstruir a credibilidade e a reputação do profissional diante de todos.
    Uma história profissional de sucesso, reputação e credibilidade, muitas vezes levam anos para se consolidar no mercado, e estes chefes não suportam a concorrência natural e usam da tirania, do assédio moral, para se impor diante dos profissionais e equipes à sua volta.
    Muito coerente e atualíssimo tem sido cada item descrito e apontado das atitudes que impedem um profissional de se tornar um líder.

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    1. Concordo plenamente. Gosto muito do conceito mencionado no livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter que expõe diversos conceitos do que seja liderança e respostas para alguns questionamentos frequentes relacionados a esse tema, fala do que seriam o velho paradigma de liderança e um novo paradigma, mostrando como é possível aplicar esses novos conceitos que parecem até óbvios, mas que muitos criam resistência e os deixam passar despercebidos.

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  2. Sem dúvida os items descritos acima são de tremenda importância, sem considerar essas atitudes o profissional poderá até ser nomeado "Chefe" ou "Gerente", mais ele não será um "líder", Líder é aquele que é seguido pelos demais, que influencia a atitudes positivas, que leva a esforços adicionais espontâneos quando necessários, líder é aquele que compete "com" os demais, e não "contra" os demais dentro do ambiente de trabalho, líder é aquele que respeita e é respeitado, é o profissional que tem e promove a proatividade, a iniciativa, a procura de soluções objetivas, alinhadas com o estilo e missão da empresa e que faz isso com o mínimo custo possível e dentro de um ambiente de harmonia.

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    1. Verdade Orlando. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo SERVIR, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.

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