sexta-feira, 7 de março de 2014

A aprendizagem da liderança

Acredito que, se você está no planeta Terra, você deve ter assistido ao filme 300 ou mesmo saber que o mesmo existi, de Zack Snyder. O filme como entretenimento já é fantástico, mas vamos nos aprofundar um pouco mais no significado ou melhor ao que podemos aprender com o mesmo:

O cenário – 300 guerreiros espartanos contra um exército de mais de 100.000 persas.
Os líderes – Leônidas, um general e regente espartano, contra Xerxes, um rei persa tido como um deus.

No filme podemos perceber dois tipos de liderança:

a exercida pelo personagem Leônidas (Gerard Butler) que se dá através da construção de relações amigáveis e que fundamentalmente se constrói de maneira direta onde o personagem mantém contato direto com os seus soldados, é curioso como nos momentos de vitória de seu pequeno exercito de 300 homens, o líder não comemora e nestes momentos de felicidade utiliza a sua sabedoria para planejar ações futuras, além disso procura se preocupar com o bem–estar de seus comandados, sem exercer sobre eles nenhum tipo de pressão para alcançar as sua metas.

E do outro lado o representando muito bem o brasileiro Rodrigo Santoro, exercendo a liderança como Xerxes, o personagem é a representação de um líder que não mantém contato com os seus comandados, age através do exercício da pressão sobre eles e assim com a consequente punição caso as suas metas não sejam alcançadas, no filme Xerxes mata vários de seus inferiores por não conseguirem eliminar o exercito adversário. Ele (Xerxes) tenta convencer Leônidas a se entregar, neste momento oferece dinheiro ao mesmo como forma de convencimento, o que no mundo dos negócios não é antiético, porém se não for acompanhado de justificativas bem estruturadas podem não ser suficientes para mudar opiniões e posturas.

Sinopses a parte, o vídeo a seguir mostra uma análise de como Leônidas aplica conceitos de liderança enquanto a porrada come solta no campo de batalha. Vale a pena conferir até o final e entender como aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia.


Gostou? 

Então fica a dica assista o filme completo: 300 e depois curta no cinema mais próximo: 300 – A ascensão do Império!!!!

Fonte: Youtube

Até a próxima,

5W2Hgestão&consultoria


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Gestão de Tempo

Meu limite não é definido pelo que eu sei, ou pelo que eu POSSO, mas pelo que QUERO e pelos meus SONHOS.

E os seus limites?

Então, que tal mapear as prioridades e eliminar os gargalhos para assim colocar em prática: POSSO, QUERO e SONHOS.


Aproveite a dica e coloque em prática!!!

5W2Hgestão&consultoria

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Cursos e palestras online e gratuitos

Uma seleção de 26 cursos e palestras nacionais e estrangeiros acessíveis a todos via internet que ajudam a melhorar o desempenho e compreender melhor a vida e o trabalho
 
1 Perspectivas críticas sobre Gestão (Critcal Perspectives on management)
Site: Coursera.
Tema: Gestão.
Escola: IE Business School.
Professor: Rolf Strom-Olsen.
Descrição: O curso fala sobre como empresas são governadas, explorando as forças que ajudaram a definir a prática de gestão moderna — como as organizações mercantes da Roma Antiga. Outros tópicos abordados são a função da empresa e o papel do incentivo.
Tipo: Videoaula e texto.
Início: 13 de janeiro de 2014*.
Duração: 6 semanas.
Carga horária: de 1 a 3 horas por semana.
Idioma: Inglês.
2 Content Strategy para profissionais: Como engajar audiências para a sua organização (Content Strategy for professionals: engaging audiences for your organization)
Site: Coursera.
Tema: Comunicação e liderança.
Escola: Northwestern University.
Professores: Bobby Calder, Candy Lee, Randy Hlavac, Andrew Gruen, John Lavine, Rachel Davis Mersey, Jeremy Gilbert, Edward Malthouse, Emily Withrow, Janice Castro e Steven Duke.
Descrição: Content strategy é uma espécie de jornalismo feito por organizações não jornalísticas. É uma ferramenta para engajar a audiência de maneira mais envolvente, diferente de estratégias de publicidade e marketing. O curso é voltado para profissionais de qualquer área que desejem aprender a usar palavras, imagens, vídeos e redes sociais para se relacionar com o público da empresa.
Tipo: Videoaula e texto.
Início: 13 de janeiro de 2014.
Duração: 6 semanas.
Carga horária: de 3 a 6 horas por semana. 
Idioma: inglês.
3 Decisões antiéticas nas empresas (Unethical Decision making in organizations)
Site: Coursera.
Tema: Ética e pensamento.
Escola: University of Lausanne.
Professores: Guido Palazzo e Ulrich Hoffrage.
Descrição: Pessoas íntegras podem ter atitudes antiéticas caso sejam submetidas a um contexto corrupto. Esse tipo de comportamento foi observado em grandes escândalos corporativos, como da companhia de petróleo Enron. O curso estuda maneiras de manter a integridade do indivíduo em um contexto tóxico e garantir que o aluno saiba identificar esse tipo de situação.
Tipo: Videoaula, textos e discussões em fóruns.
Início: setembro de 2014. 
Duração: 7 semanas.
Carga horária: de 5 a 7 horas por semana.
Idioma: Inglês.
4 Tomando as melhores decisões (Making better group decisions)
Site: Coursera.
Tema: negociação.
Escola: University of Maryland.
Professor: Eric Pacuit.
Descrição: É melhor tomar uma decisão que leve em consideração opiniões diversas ou o caminho correto é escolher uma pessoa para atuar como um "ditador"? O curso aborda dois tipos de grupo de problemas em relação à tomada de decisão: votação e divisão justa. É bom para negociar tanto em qual restaurante um grupo de amigos deve jantar quanto os rumos que alguma estratégia de negócio deve
seguir.

Tipo: Videoaula, exercícios. 
Início: 27 de janeiro de 2014.
Duração: 6 semanas.
Carga horária: de 1 a 3 horas por semana
Idioma: Inglês
Link: www.coursera.org/course/votingfairdiv
5 Sua linguagem corporal molda quem você é
Site: TED.
Tema: Comportamento no trabalho.
Professora: Amy Cuddy.
Descrição: A psicóloga americana fala sobre como a linguagem corporal afeta não apenas a maneira como os outros nos veem mas também a imagem que temos de nós mesmos. Isso com base em estudos científicos que medem alguns hormônios do corpo. Ela mostra como o sucesso pode estar atrelado à sua postura.
Tipo: Palestra.
Duração: 21 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/amy_cuddy_ your_body_language_shapes_who_you_are.html
6 Moralidades da vida cotidiana (Moralities of eveyday life)
Site: Coursera.
Tema: Pensamento e comportamento no trabalho.
Escola: Yale.
Professor: Paul Bloom.
Descrição: A questão da moral será explorada com base em neurociência, economia e flosofia. Como a moral e a empatia estão presentes nas relações pessoais e de trabalho.
Tipo: Videoaula e texto.
Início: 20 de janeiro de 2014.
Duração: 6 semanas.
Carga horária: de 6 a 14 horas semanais.
Idioma: Inglês.
Link: www.coursera.org/course/moralities
7 11 dicas para gerenciar melhor o seu tempo
Site: MBA60.
Tema: Comportamento no trabalho.
Escola: Triad Ps.
Professor: Christian Barbosa.
Descrição: Em poucos minutos, os vídeos oferecem dicas para aproveitar melhor o tempo, como identificar atividades que consomem a agenda, definir prioridades, como usar e-mails de maneira produtiva e realizar reuniões com parcimônia e praticidade.
Tipo: Videoaula.
Duração: 11 minutos.
Idioma: Português.
Link: www.mba60.com/#overlay=video/entenda-por-quevale-a-pena-administrar-o-tempo
 
8 Uma filosofia de sucesso mais bondosa e delicada
Site: TED.
Tema: Carreira.
Professor: Alain de Botton.
Descrição: Alain de Botton analisa as ideias de sucesso e fracasso, e questiona os pressupostos subjacentes a esses dois julgamentos. Será que o sucesso é sempre conquistado? E o fracasso? O escritor defende de forma eloquente e espirituosa a ideia de que devemos ultrapassar pretensões para encontrar o verdadeiro prazer no trabalho.
Tipo: Palestra.
Carga horária: 17 minutos com legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/alain_de_botton_a_kinder_gentler_philosophy_of_success.html
9 Uma introdução à gestão de operações (An introduction to operations management)
Site: Coursera.
Tema: Gestão.
Escola: University of Pennsylvania.
Professor: Christian Terwiesch.
Descrição: O curso ensina a analisar processos de negócios e como melhorá-los. Orienta a audiência sobre como aumentar a produtividade de uma equipe e os níveis de resposta e melhorar a qualidade. 
Tipo: Videoaula e textos.
Duração: 8 semanas.
Carga horária: de 5 a 7 horas por semana.
Idioma: Inglês. 
Link: www.coursera.org/course/operations
10 Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante
Site: TED.
Tema: Carreira.
Professor: Larry Smith.
Descrição: De um jeito bem-humorado, o economista enumera as desculpas que as pessoas dão para não seguir suas paixões ao escolher uma profissão. Para ele, esse é o principal caminho para ter uma carreira bem-sucedida.
Tipo: Palestra.
Carga horária: 15 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/larry_smith_why_you_will_fail_to_have_a_great_career.html
11 Trabalho inteligente 
Site: TED.
Tema: Carreira.
Professores: Vários.
Descrição: Uma lista de palestras que falam sobre diversos aspectos do trabalho: como conciliar trabalho com vida pessoal, como discordar de opiniões, como se manter motivado.
Tipo: Palestra.
Carga horária: 2h40.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/playlists/133/dan_pink_my_5_favorite_talks.html
12 A arte de pedir
Site: TED.
Tema: Negociação.
Professora: Amanda Palmer.
Descrição: A cantora detém o recorde de financiamento por crowdfunding no site Kickstarter. Durante palestra inspiradora, ela propõe ao público buscar uma nova maneira de abordar uma situação estabelecida. No caso dela, foi a música: em vez de "fazer" o público pagar por música, ela "deixa" e pede que a multidão pague.
Tipo: Palestra
Duração: 14 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/amanda_palmer_the_art_of_asking.html
13 A ciência do pensamento diário (The Science of everyday thinking)
Site: edX.
Tema: Comportamento no trabalho.
Escola: University of Queensland.
Professores: Jason Tangen e Matthew Thompson.
Descrição: Expectativas e julgamentos interferem na tomada de decisão. A ideia do curso é que o aluno aprenda a não tomar decisões irracionais. Como priorizar o pensamento lento, analítico e lógico em vez do rápido, estereotipado e emocional.
Tipo: Videoaula e textos.
Início: 3 de março de 2014.
Carga horária: 2 horas por semana.
Idioma: Inglês
Link: www.edx.org/course/uqx /uqx- think101x- science-everyday-thinking-1185
14 10 segredos para ser um bom líder
Site: MBA60.
Tema: Liderança.
Escolas: ESPM/Insper.
Professores: Paulo Campos e Marcelo Cherto.
Descrição: um consultor e um professor mostram que um bom líder pode ser aquele que sabe inspirar sua equipe. Mas algumas atitudes também podem ajudar, como entender a diferença entre ser líder e liderar, ter um bom diálogo e explicar decisões e atitudes, além de aprender a dar feedback sem agressividade.
Tipo: videoaula.
Duração: 10 minutos.
Idioma: Português. 
Link: www.mba60.com/#overlay=video/saiba-o-que-signifca-lideranca-para-voce
15 Liderando sabiamente
Site: TED.
Tema: Liderança.
Professores: vários.
Descrição: uma série de palestras do TED sobre liderança ajuda a compor este curso. Durante as falas, são abordados temas como a ciência da motivação, como grandes líderes se inspiram e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além disso, são abordadas as questões da mulher como líder e como tirar proveito do trabalho colaborativo.
Tipo: Palestras.
Carga horária: 3h30.
Idioma: inglês, com legendas em português.
Link: www.veduca.com.br/play/5333/politica-liderandosabiamente-itay-talgam-liderando-como-os-grandes-maestros
16 Como ser freelancer
Site: Udemy.
Tema: Carreira.
Escola: Udemy.
Professor: Matt Schmid.
Descrição: Ser freelancer pode garantir independência e trazer orportunidades que uma pessoa com emprego fixo não tem. Mas também
pode ser difícil no começo. Este curso fala sobre as difculdades que podem surgir e sobre como se antecipar e lidar com elas.

Tipo: Audioaula e textos.
Duração: 1 hora.
Idioma: inglês.
Link: www.udemy.com/freelancer-lifestyle
17 Pense de novo: como argumentar (Think again: how to reason and argue)
Site: Coursera.
Tema: Negociação.
Escola: Duke University.
Professores: Walter Sinnott-Armstrong e Ram Neta.
Descrição: O curso pretende ensinar o aluno a argumentar bem. Para isso, oferece algumas regras simples e aponta erros comuns.  A ideia é aprender a identificar, analisar e avaliar os argumentos de outras pessoas para construir argumentos próprios que ajudem no processo de convencimento durante discussões e reuniões.
Tipo: Videoaula e textos.
Início: 13 de janeiro de 2014.
Duração: 12 semanas.
Carga horária: de 5 a 6 horas por semana.
Idioma: Inglês.
Link: www.coursera.org/course/thinkagain
18 4 lições em criatividade
Site: TED.
Tema: Criatividade.
Professora: Julie Burstein.
Descrição: A apresentadora de rádio americana Julie Burstein discute a criatividade no trabalho em entrevistas com artistas renomados, como o escultor Richard Serra.
Tipo: Palestra.
Duração: 17 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Linkwww.ted.com/ talks/ julie_burstein_4_lessons_in_creativity.html
19 Construa uma torre, construa uma equipe
Site: TED.
Tema: Criatividade.
Professor: Tom Wujec.
Descrição: O palestrante apresenta uma surpreendente pesquisa sobre o "problema do marshmallow" — a dinâmica de grupo simples que envolve espaguete seco, 1 metro de fita adesiva e um marshmallow. Quem consegue construir a torre mais alta usando esses ingredientes? E por que um grupo inesperado sempre se sai melhor que a média?
Tipo: Palestra.
Duração: 7 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/tom_wujec _build_a_tower.html
20 Tem um trabalho? (Got (Good) Work?)
Site: Udemy.
Tema: Carreira.
Escola: Udemy.
Professora: Laurie Gardner.
Descrição: A vida profissional pode ter muitos imprevistos, como acabar em um emprego que não é satisfatório ou ser demitido. Este curso dá algumas dicas sobre como amenizar esses momentos e aproveitá- los para traçar o caminho para ter uma carreira que a pessoa considere ideal.
Tipo: Videoaula e textos.
Duração: 1 hora.
Idioma: Inglês.
Link: www.udemy.com/got-good-work
21 6 atitudes do profissional de sucesso 
Site: MBA60.
Tema: Comportamento no trabalho.
Escolas: Grupo Cherto e IDC Brasil.
Professores: Marcelo Cherto e Mauro Peres.
Descrição: Um consultor (Cherto) e um executivo (Peres) falam sobre postura profissional e como lidar com problemas diários de relacionamento no trabalho. O aprendizado implica analisar erros do passado para ser um profissional melhor no presente.
Tipo: Videoaula.
Duração: 6 minutos.
Idioma: Português.
Link: www.mba60.com/#overlay=video/pense-grande
22 Como Construir sua confiança criativa
Site: TED.
Tema: Criatividade.
Professor: David Kelley.
Descrição: O fundador da badalada empresa de design Ideo mostra que a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre a própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade. 
Tipo: Palestra.
Duração: 12 minutos.
Idioma: Legendas em português.
Link: www.ted.com/talks/david_kelley_how_to_build_your_creative_confdence.html
23 Como ser feliz no trabalho
Site: TED.
Tema: Carreira.
Professores: Vários.
Descrição: O autor de livros de negócios Daniel Pink fez uma curadoria daquelas que considera as cinco melhores palestras do TED sobre trabalho. Elas falam sobre como ser feliz, usar a criatividade e aproveitar pausas pode ser benéfico no trabalho. 
Tipo: Palestra.
Duração: 1h30.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: www.ted.com/playlists/133/dan_pink_my_5_favorite_talks.html
24 Storytelling para mudanças (Storytelling for Change)
Site: Novo Ed.
Tema: Negociação.
Escolas: Ariel Group e +Acumen.
Professores: Greta Cowan e Richard Richards.
Descrição: Saber como contar uma história pode ser um diferencial em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação de trabalho, por exemplo. Ou, então, pode ser uma ótima ferramenta para se conectar com outras pessoas e melhorar o networking. Este curso ajuda o aluno a identificar suas histórias e tornar suas apresentações mais memoráveis e motivacionais.
Tipo: Videoaula, discussões em fóruns e trabalhos em grupo.
Início: 15 de janeiro de 2014.
Duração: 6 semanas.
Carga horária: 3 horas por semana.
Idioma: Inglês.
Link: https://novoed.com/storytelling-change
25 Introdução para estratégias de negócios (Foundations of business strategy)
Site: https://www.coursera.org/course/strategy101.
Tema: Negócios (decisão).
Escola: University of Virginia.
Professor: Michael J. Lenox.
Descrição: Um curso que pretende ensinar o conhecimento básico para traçar uma estratégia de negócios para gestores, consultores e empreendedores. Uma espécie de intensivão de gestão. A ideia é que o aluno aprenda a pensar de maneira estratégica, saiba analisar e avaliar a concorrência e que caminho a empresa deve seguir baseada nessas informações.
Tipo: Videoaula e texto.
Início: 13 de janeiro de 2014*. 
Duração: 6 semanas.
Carga horária: de 5 a 6 horas por semana.
Idioma: Inglês, com legendas em português. 
Link: https://www.coursera.org/course/criticalmanagement
26 O poder da vulnerabilidade 
Site: TED.
Tema: Pensamento. 
Professor: Brene Brown.
Descrição: Durante sua pesquisa sobre conexões humanas, a pesquisadora/contadora de histórias descobriu que encarar a vulnerabilidade como algo que faz parte da vida é um elemento motivacional importante. Ao mesmo tempo, encarar a vulnerabilidade de maneira negativa produz medo e vergonha, que podem atrasar não apenas a carreira como também a vida de uma pessoa.
Tipo: Palestra. 
Duração: 20 minutos.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Link: http://www.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability.html

Fonte: Anna Carolina Rodrigues, da

Até,

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UMA VERDADE INCONVENIENTE


Documentário que retrata advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta. Trata-se de uma alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. Uma Verdade Inconveniente traz o convincente argumento de Gore (vice-presidente durante a administração de Bill Clinton), de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos PARTE DA SOLUÇÃO.

Quando acessamos as redes sociais ou acompanhamos os noticiários através de outros meios as notícias são: ciclones em Mianmar, Tsunamis na Ásia, incêndios na Austrália, Califórnia, enormes terremotos na China… Ciclones em Mianmar… Furacões no Caribe… Tsunamis na Ásia, falta d’água na Austrália… inundações na China, Alemanha, Coréia, Peru, Espanha, Paquistão, Brasil…e estendo aos estados, em especial o Espírito Santo: muitas mortes, pessoas desabrigadas, falta de água, de alimento e do que vestir. E o que fica a refletir é: o que causa esse problema? Como preveni-lo? Este é um problema meramente urbano?

Quando o leito natural de um rio ou córrego recebe uma quantidade de água, proveniente da chuva, maior do que sua capacidade de comportá-la, ele transborda, ocasionando a enchente. Aqui que se encontra um dos grandes problemas das enchentes e alagamentos nas cidades: essa área de inundação, em muitas cidades, não foi respeitada e muitas pessoas ergueram suas moradias onde o rio naturalmente irá transbordar e alagar as casas, além da destinação incorreta dos lixos nas proximidades feita pelo bicho homem.

Outra questão importante diz respeito à urbanização das cidades. Na maioria delas, esse processo ocorreu sem nenhum planejamento, tais como pensar a declividade das ruas (para onde a água da chuva vai escorrer) e construir galerias pluviais (meio utilizado para captar e transportar a água da chuva). Se esses dois procedimentos fossem utilizados, é certo que enchentes e alagamentos não apareceriam nos noticiários e nem causariam tantos problemas sociais e econômicos.

As enchentes são um problema sério para a sociedade, pois, além dos enormes prejuízos econômicos, põem em risco a vida de várias pessoas, que podem contrair doenças infectocontagiosas, como a leptospirose.

Fica a dica: Repense, reduza, reutileze e recicle suas atitudes!!!

O mais importante é reciclar as atitudes começando assim:
Quer ajudar ao planeta evitando o aquecimento global?
  1. Dirija menos, use transporte coletivo ou bicicleta, ou se for o caso aproveite para fazer caminhar;
  2. Troque lâmpadas comuns por fluorescente;
  3. Conserve os pneus calibrados pois, melhora o consumo de gasolina;
  4. Adote banhos frios, além de ser saudável;
  5. Evite produtos com muita embalagem;
  6. Plante uma árvore;
  7. Desligue os aparelhos eletrônicos;
  8. Descarte corretamente os resíduos;
  9. Repense, repense e repense antes de votar: pois parte da solução está nas mãos dos políticos que fecham os olhos para a questão para defender interesses próprios...;
  10. Faça parte da solução!!!

No mais, para quem assistiu o documentário assista de novo e faça uma nova reflexão de suas atitudes e quem não assistiu não perca tempo, assista e passe a tomar atitudes positivas para reverter o problema.

 Reflita!!!
 
5W2HGestão&consultoria

Ano novo tempo novo

 
"A vida anda corrida, ....eu não tenho tempo para nada...." Quantas vezes você disse isso no ano que passou ou todos os outros que já se foram? Essa é a realidade dos dias atuais. As pessoas vivem dizendo que não têm tempo para nada, que o dia a dia é corrido e que se pudessem  acrescentariam mais horas no relógio. o problema é que mesmo que as 24 horas do dia se tornassem 30, 40, 50 ou mesmo 100 horas, as pessoas reclamariam  que o tempo ainda é curto para fazer tudo aquilo que desejam.
 
Por isso, pensando nas promessas que são feitas no ínicio de um ano o melhor é entender quais são os três prinicpais problemas com relãção a falta de tempo, para assim colocar em prática as promessas....que muitas vezes são inúmeras.
 
A dúvida, uma inimiga terrível que paralisa quem se deixa levar por ela. É natural a pessoa analisar uma situação antes de escolher. É até racional e sábio não tomar decisões precipitadas, mas, se a pessoa fica imóvel ou demora tanto para decidir o tempor é atropelado...
 
Outra razão para o tempo avançar e os objetivos não se cumprirem é a falta de organização. A pessoa não sabe dosar o tempo  que gasta no trabalho, nas redes sociais, nos afazeres  e o desperdiça. Com isso, aqueles plano tão almejados ficam de lado e se perdem na rotina apertada.
 
E, por fim, proponho um desafio: pergunta a sim mesmo quantas vezes deixou de tomar uma decisão  importante porque duvidou do resultado ou mesmo não acreditou na sua capacidade/ em si mesmo? Muitos por não acreditarem no próprio potencial, acabam deixando a dúvida conta e não arriscam.
 
Mas, correr riscos e se reiventar faz parte da vida e dão nova expectativa de futuro. Tenha um ano novo com um tempo novo: não permita que a dúvida aliada a falta de organização e o pessimismo impeçam a sua felicidade.
 
Excelente ano à todos!
 
5W2Hgestão&consultoria

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Crie (ou recrie) o seu defeitódromo


Em recente visita a uma empresa nos EUA, revi uma prática que parece ter sido esquecida por muitos, o “defeitódromo”. Mas o que é um defeitódromo?

Trata-se de uma maneira de expor publicamente produtos com problemas graves, principalmente de qualidade, cujas causas foram encontradas e resolvidas. Nessa empresa do setor militar, há vários componentes bastante complexos tecnologicamente, exigindo muita precisão e controles rígidos.

A empresa colocou uma estante onde produtos, itens ou componentes produzidos internamente tiveram problemas sérios. Para cada um deles, havia um pequeno cartaz explicativo de forma didática como o problema foi encontrado, sua consequência para os clientes e como foi resolvido, incluindo fotos dos colaboradores que se envolveram na solução. Alguns eram complexos e demandaram esforços significativos de engenharia por um longo tempo, outros foram resolvidos por equipes da própria fabrica, trabalhando em equipe.

Essa prática era amplamente usada em empresas brasileiras há muitos anos e gradualmente foi sendo abandonada por razões que não consigo vislumbrar claramente.

Algumas das hipóteses para essa prática ter sido abandonada pode ser o receio de expor a empresa quando há muitos visitantes, que podem ser clientes, e eventualmente poderiam ficar preocupados ou ter uma má impressão. Ou poderia deixar os colaboradores desmotivados com a exposição tão visível desses problemas que poderiam ser vistos ou entendidos como sendo causados por eles. Outro motivo, pode ser a falta da atenção da direção da empresa para manter atualizada essa prática. Nada pior de que uma estante empoeirada não atualizada e em desuso!

Pena que isso tenha acontecido. Trata-se de uma prática muito interessante. Primeiro, por expor os problemas publicamente como se quisesse ser dito a todos que “sim, temos muitos problemas e às vezes são muito sérios”. Segundo, o importante é mostrar que o problema foi resolvido usando métodos científicos e que envolveu várias pessoas que trabalharam em conjunto. Isso estimularia todos a usar métodos semelhantes para enfrentar novos problemas que fatalmente surgirão. E ainda, isso mostraria o progresso da empresa no desenvolvimento de suas capacitações.

Desse modo, os receios das empresas com essa prática são amplamente superados pelos seus benefícios. Se um cliente visitar a empresa e encontrar esses problemas expostos, o que pensarão? Que essa empresa não é boa? Ou não seria que essa empresa é capaz de expor e resolver os seus problemas. Será que o cliente tem operações muito melhores que não têm problemas?

E ainda, será que a exposição dos problemas desmotivaria os colaboradores ou, ao contrário, poderia servir como motivo de orgulho pela capacidade de resolver?

Esconder os problemas é um elemento negativo da cultura das empresas. Não ajuda a melhorar o seu desempenho e engajar os seus colaboradores positivamente.

Junto com o defeitódromo, as empresas podem também apresentar os seus mais recentes kaizen, ou seja, as principais melhorias realizadas, em todas as áreas da empresa.

Crie ou recrie o seu defeitódromo. Ou alguma forma de expor problemas que foram resolvidos. E junto estimule a gestão visual onde os problemas reais de hoje também são expostos, mesmo que ainda não tenham sido resolvidos.

Vincule isso a quais valores e crenças você quer criar na sua empresa. Desse modo, estará sendo criada uma empresa que não tem vergonha de esconder seus problemas, mas que também tem capacidade de resolvê-los.


Até,

5W2H Gestão&consultoria

A Falta de uma mentalidade prevencionista



Escrito por Renata Bertaso
Técnica de segurança e amiga


Um grande engano tem sido cometido, quando se procura analisar a segurança no trabalho separadamente dos aspectos administrativo, econômico e financeiro das empresas.

Muitos executivos não compreendem quanto realmente custam os acidentes e outros acontecimentos que ocasionam perdas, que comprometem a imagem da empresa e muitas vezes até mesmo sua sobrevivência. Com o pensamento tradicional no campo de acidentes, é provável que somente vejam os custos do salário direto dos profissionais de segurança, do tratamento médico e da compensação do trabalhador afastado O que é pior, é que eles podem aceitá-los como custos inevitáveis de que “fazem parte do negócio” ou que os custos devem ser assumidos pelas companhias de seguro.

Poucos são os executivos que compreendem que os mesmos fatores que ocasionam acidentes, estão também criando perdas de eficiência bem como problemas de qualidade, custo e de imagem da empresa.

Nenhum evento começa grande. A análise de grandes acidentes mostram que em alguns dos casos a indústria não dispunha, na sua rotina diária de trabalho, de um serviço de segurança apoiado e prestigiado pela diretoria e que fosse adequado para atuar, corrigir e sugerir medidas de prevenção nos diversos pequenos acidentes e incidentes que por vezes ocorriam. Muitos destes pequenos incidentes/acidentes estavam ligados a inexistência de controles administrativos e gerenciais que fossem capazes de atuar preventivamente.

Infelizmente, ainda existe o pensamento, a bem da verdade entre poucos, de executivos que acreditam que a maioria dos acidentes são causados por “descuido” e aí, recorrem a um castigo ou a programas de incentivo para fazer com que as pessoas sejam “mais cuidadosas”. O resultado mais provável será o de que os acidentes se ocultem em vez de serem resolvidos. Os executivos que acreditam que os acidentes são acontecimentos “anormais” tendem a proteger-se com uma cobertura maior em seguros, somente para descobrir posteriormente que raramente, ou nunca, estes cobrem todas as perdas que se produziram.

Estes poderiam ser classificados como as “anormalidades normais”, pois acabam fazendo parte da “cultura” da empresa. E aí, a segurança não é considerada e nem levada a sério. A improvisação assume o lugar do planejamento e o bom senso. E aí tudo pode acontecer...

Estou convicta que a forma como são conduzidas as atividades prevencionistas nas empresas e o enfoque tradicional adotado por uma considerável parcela de técnicos e engenheiros da área constituem visão primária do problema. O mesmo pode ser dito em relação a maioria dos executivos de pequenas e médias empresas brasileiras e a uns poucos de grandes empresas de várias nacionalidades, que insistem em adotar procedimentos gerenciais equivocados para a condução das atividades de segurança no trabalho industrial.

Já não podemos mais aceitar o número de acidentes que ocorrem anualmente no Brasil. Nem tão pouco podemos aceitar empresas que relutam em adotar políticas e práticas prevencionistas. O comportamento das pessoas deve passar de reativo para pró-ativo. As ações devem ser de antecipação e não mais de correção.

O que se espera hoje são empresas competitivas, ágeis e acima de tudo seguras, para seus funcionários e para a comunidade próxima a sua localização.

Sendo assim, vale salientar a questão: Por que gerenciar os risco?


Até o próximo post,

5W2H Gestão&consultoria