domingo, 30 de setembro de 2012

Como se descreve se entende?

Beto Holsel

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, Linneu, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo a impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto que ocorre no líquido nutritivo de alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifica, Linneu.


No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena deformidade que lhe é peculiar.


PRIMEIRO ESTÁGIO - RELATO DO ANALISTA


A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente ao paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo.

Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.


SEGUNDO ESTÁGIO - RELATO DO TÉCNICO


O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem o sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas, todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.


TERCEIRO ESTÁGIO – RELATO DO ENCARREGADO


Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel. Porém não muda de forma quando pressionado.


QUARTO ESTÁGIO – RELATO DO OPERÁRIO


Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.


QUINTO ESTÁGIO – “BOCA DO POVO”


Rapadura é doce, mas não é mole.



Adaptado da fonte: http://www.humornaciencia.com.br/laboratorio/simples.htm

Até
,

5w2hgestao&consultoria

3 comentários:

  1. É impressionante como uma mesma coisa pode ser explicada de tantas diferentes formas e se fazer compreender ou não. Abaixo vejam diferentes explanações sobre o ditado popular - "RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE"

    ResponderExcluir
  2. by equipe Equilíbrio... muito bem colocado no seu blog. Adorei os textos, as colocações, a iniciativa, o plano de fundo e frase do perfil. Muito seu perfil e não poderia ser diferente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos comentários. Seja bem vinda. O espaço é nosso!

      Karla Alvarenga
      http://5w2hgestao.blogspot.com.br/

      Excluir

Faça o seu comentário: