terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Começe varrendo


Kaoru Ishikawa (idealizador do Programa 5S)




Programa 5S?

bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado a qualquer momento e em qualquer lugar. Convém se tornar hábito, costume, cultura.

Quais são as vantagens da implantação do Programa 5S?


Com o 5S, as pessoas aprendem a organizar melhor o local onde trabalham ou que convivem, deixando-o mais saudável, seguro e agradável. Assim evita-se o desperdício (de tempo e de material), o estresse e os acidentes de trabalho, e ganha-se eficiência, mais espaço de circulação, racionalização no uso de documentos e processos, melhora nos relacionamentos pessoais e maior qualidade de vida.


O que significa cada um dos 5 Sensos?


1º S – Utilização: nesta etapa todos devem separar tudo o que for útil do inútil. Só deve permanecer no local de uso o que cada um realmente for utilizar. O restante deve ser separado e encaminhado para ser reutilizado, reciclado, doado, vendido ou descartado.


2º S – Ordenação: tudo o que foi considerado útil deve ser organizado e guardado em seu devido lugar, de forma adequada, etiquetado e ordenado para ser facilmente acessado quando necessário.

3º S – Limpeza: o local e tudo o que nele existe deve ser mantido limpo. A organização auxilia na hora da limpeza.

4º S – Saúde e Higiene: tudo deve ser planejado para que não gere acidentes (Ex.: retirar obstáculos na passagem de pessoas, cuidado com  ligações elétricas, correta utilização de EPI´s). O local deve ser bem iluminado e ventilado para que o ambiente possa ser saudável para o corpo e para a mente. As pessoas devem cuidar de sua própria higiene também!

5º S – Autodisciplina: é o mais importante e também o mais difícil da implantação! É conservar tudo o que se conquistou até o 4º S.  É aderir a essas ideias e levá-las para outros extremos (empresa – casa – escola e outros) e transformar o programa 5S em um hábito.

Quais as 5 dicas básicas para a implantação do Programa 5S?


1 – Comprometimento: prazos devem ser definidos para a conclusão de cada etapa do programa e todos devem estar comprometidos em assumir uma nova atitude. Cada um, melhor do que ninguém, sabe quais as mudanças que precisam ser feitas em seu próprio ambiente. Deve haver liberdade e encaminhamento para as sugestões de melhoria que surgirem.


2 – Comunicação: o ideal é trabalhar uma campanha de comunicação interna de impacto, motivadora e de fácil assimilação. As pessoas precisam entender qual a essência do programa e a simplicidade de sua filosofia, que pode ser aplicada em qualquer lugar. Precisam ser sensibilizadas em relação ao ganho em qualidade de vida com a implantação do programa 5S.

3 – Adesão exemplar: é importante que todos, de todas as escalas da hierarquia, participem, demonstrem interesse e respeito ao programa. O exemplo vem de cima.

4 – Fazer bem feito: o senso seguinte só deverá ser iniciado quando o anterior estiver totalmente concluído. O prazo é importante mas o resultado é muito mais!

5 – Motivação pelo sucesso: cada etapa conquistada deve ser comemorada!

A implantação pode ser feita só em empresas?

Em todo lugar, inclusive na sua casa. E aí, está precisando implantar o 5S?

Como iniciar a implantação?

Começe varrendo!

Até o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário: