sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Abordagem de Processo e a relação PDCA

A ISO-9001:2008 está baseada em uma Abordagem de Processo, com os requisitos dos clientes e sua satisfação como base, ou seja:



Esta perspectiva facilita a compreensão dos complexos conjuntos operacionais ou atividades, desmembrando-os em operações unitárias interativas e evidenciando seus principais aspectos: as “entradas e saídas”.  Através da abordagem de processo, torna-se possível focar sobre cada processo de uma organização, destacando sua influência sistêmica na rede global de processos da qual faz parte. Além disso, a abordagem permite uma avaliação criteriosa entre o conjunto de processos e a circunvizinhança em que a organização opera.  

A abordagem de processo enfatiza a importância de:
  • Entendimento e atendimento dos requisitos;
  • Necessidade de considerar os processos em termo de VALOR AGREGADO; 
  • Obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processos;
  • Melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas.

Deveremos utilizar, portanto, de acordo com a NBR-ISO-9001:2008, o ciclo PDCA:
Conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming. PDCA (do inglês plan –planejar, do - executar, check - verificar e act – agir), é a base metodológica utilizada pela Norma ISO 9001, bem como por outras normas de sistemas de gestão. No caso de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), este ciclo, conforme exemplifica a figura 1 abaixo, objetiva internalizar uma metodologia pragmática para a ordenação dos requisitos gerenciais da Norma e estimular a melhoria contínua do sistema de gestão e do desempenho da organização.

Importante salientar que ciclo deve ser contínuo. A melhoria nunca acaba. Sempre é possível melhorar qualquer processo. Processo tem começo e meio, mas não tem fim. O fim de um processo seria reduzir a tempo zero e a custo zero, o que é impossível. Então, todo processo pode ser otimizado, melhorado.

A norma ISO 9001:2008 especifica que: A organização DEVE estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade, e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma.

Logo, fica comprovado que a metodologia PDCA está atrelada ao sistema de gestão. “estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade, e melhorar continuamente a sua eficácia”, conforme já discutido anteriormente.

Fica a mensagem do grande Aristóteles sobre a melhoria contínua: "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito" 

Boa leitura!

5w2hgestao&consultoria


4 comentários:

  1. Marcos Santos via linkedin: Concordo.! Contribui e muito para que seja eliminada a visão departamental e o tal "Eu fiz a minha parte". Criam-se os processos, a interação entre eles, deixando mais claro as atividades e os responsáveis. O PDCA é uma das principais ferramenta para melhoria contínua. Sua aplicação em cada processo garante um produto dentro dos requisitos especificados como saída e entrada para o processo seguinte. Todos passam a fazer parte e trabalhar em pró de um objetivo comum.....a Satisfação do Cliente..!!
    Realmente, a abordagem de processo e a relação PDCA melhoraram muito a visão e atuação das empresas.....aquelas que conseguiram compreender e por em prática, só tiveram benefícios.!

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  2. Maurício Luiz Szacher via linkedin: Para alguns é atrevimento mas a Abordagem por processos não é algo novo, porém para o Sistema de Gestão o é!
    Sua colocação e tb. a do Marcos estão corretas, pena que muitas empresas e tb. muitos auditres inclusive de certificadoras ainda tem o ranso de auditar por requisitos!
    Quando Shewart desenvolveu o PDCA que acabou sendo conhecido como Ciclo de Deming não imaginou que este teria a aplicação que tem!
    Quando a Organização acredita e pratica o PDCA ganha em agilidade e claro como decorrência em Qualidade!

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