quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Campeão”, o melhor desempenho em um determinado negócio

Em primeiro lugar, só podemos gerenciar aquilo que medimos.

E para medir é preciso ter um padrão de comparação. Uma vez que estamos interessados em enxergar o ambiente que estamos competindo, parece ser uma boa prática adotar como padrão de comparação a organização que apresenta o melhor desempenho geral de cada setor de atividade/ processo.

Considerando a organização benchmark, qualquer que seja ela, como o ponto de referência, estará diante de duas possibilidades:

·    Somos o benchmark – precisamos trabalhar arduamente e de forma contínua, pois se não o fizermos podemos perder o lugar, a referência, uma vez que a concorrência, muito provavelmente, estará trabalhando arduamente para nos superar.

E a segunda opção: não somos benchmark. Neste caso, precisamos melhorar continuamente para nos tornar benchmark.

Em qualquer caso, precisamos melhorar continuamente seja para ser ou para permanecer. Sem dúvida, o benchmarking requer duas coisas, estabelecer metas usando padrões objetivos externos e;
  • Aprender de outros;
  • Aprender quanto e;
  • Aprender como.
Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para  tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.

Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.

Esta é a mais simples definição de benchmarking.  Processo contínuo de comparação dos produtos/ serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. 

Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.

Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.

Fontes: Camp, Robert C – Benchmarking – O caminho da qualidade total, pág. 16;

Sds,


5w2hgestao&consultoria

Um comentário:

Faça o seu comentário: