segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Método 5 "Porquês"

Hoje vou apresentar mais uma ferramenta: o método 5 “Porquês". Também conhecida como técnica dos 5 porquês ou “why-why”, Teve sua origem na Toyota no Japão, e é até hoje utilizada como técnica de análise sobre determinada necessidade. Busca identificar a “causa-raiz” de um problema, podendo ser utilizada individualmente ou em pequenos grupos.

Para aplicação deste método devemos analisar as possíveis causas de maneira crítica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema. Envolve a pergunta "Por que ...?" 5 vezes. O objetivo é ir além dos vários sintomas do problema para identificar a causa real e subjacentes. Isso pode soar incrivelmente simples, mas o pensamento é necessário para identificar as perguntas certas ao perguntar, disciplina e persistência para aplicação do método.

Vamos ver como é simples utilizar a técnica dos 5 porquês:





A resposta ao primeiro “porquê” deve apontar o caminho para o próximo.

Entenda que não pode sempre correr em linha reta através deste, em poucos minutos, perguntando e respondendo todas as perguntas imediatamente (a menos que talvez você seja muito experiente no método). Por exemplo, pode precisar para reunir e analisar mais informações, a fim de responder a uma questão particular. E pode precisar parar e pensar se está fazendo a pergunta correta.

Com o tempo chegar ao 4º ou 5º “Por que ...?” e desde que tenha feito as perguntas certas, deve estar perto da raiz ou causas. Em seguida, deve identificar as práticas de gestão, em vez de apenas os sintomas. Existem, muitas vezes, mais de uma causa.

Os 5 Porquês” é extremamente valioso e poderoso, mas precisa praticar para ficar cada vez melhor. Tal como acontece com outras ferramentas de melhoria, quanto mais usá-lo, melhor conseguirá os resultados.

Até,


5w2hgestao&consultoria

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