domingo, 14 de outubro de 2012

Aplicando a ferramenta PDCA



Trata-se de um ciclo de melhoria contínua. Pode ser entendido como uma ferramenta ou um método. As siglas significam: P (Plain – Planejar) – D (Do – fazer, realizar) – C (Check – checar, verificar) – A (Action – Agir, implementar).
               
Vamos exemplificar, o processo é: Executar a missão.

OBJETIVO: Resgatar um doente na Vila da Amazônia
MÉTODO: Plano de voo e plano de assistência médica
RECURSOS: Aeronave, pilotos, combustível, médico, maca etc.

Planejou uma iniciativa. Estamos no “P”: analisado a situação acima, vimos que é preciso salvar um doente. Foi definido o objetivo, método, pensado nos recursos e agora é colocar a mão na massa? Errado, não se pode colocar mão na massa sem saber se as pessoas estão preparadas para chegar lá e socorrer o doente. Então, o que fazer?

Após o planejamento, a próxima etapa é preparar as pessoas para colocar a mão na massa. Estamos agora no “D”.

EDUCAR: Critérios aeronáuticos e assistência médica
TREINAR: Pilotagem e assistência médica de emergência

Agora sim, é colocar mão na massa.

EXECUTAR: Mão na massa

Após o planejamento, a próxima etapa é preparar as pessoas para colocar a mão na massa. Estamos agora no “D”.

Passado os passos planejados, a etapa seguinte é checar se o que o que foi planejado e executado produziu os resultados esperados. Esta é a fase “C”. A pessoa então descobre que não foi o suficiente.

AVALIAR: Indicadores de voo e de monitoramento do doente
ATUAR CORRETIVAMENTE: Corrigir eventuais desvios de planejamento, tanto do vôo quanto da assistência ao paciente.

Então, atua corretivamente: corrigindo os eventuais desvios do planejamento. Posteriormente, inicia um novo planejamento. Estamos mais uma vez na fase “P”. O ciclo é contínuo e ininterrupto. Agora ela irá seguir conforme o planejamento feito. Fase “D” novamente.

Dentro da indústria ocorre da mesma forma. Primeiro se planeja. Depois executa-se conforme o que foi planejado. É preciso muito cuidado para executar exatamente conforme o previsto, para que se obtenha resultados condizentes com o que foi planejado. Depois checa-se se obteve o resultado esperado. Caso positivo, padroniza-se aquele método. Caso negativo, planeja-se nova ação.

É importante que o ciclo não tenha fim. Os resultados podem ser positivos a curto prazo, mas não satisfatórios num período maior de tempo. Desgastes de máquina, de ferramentas, vícios de trabalho, tudo isso tem que ser verificado constantemente.

Por isso é um ciclo de melhoria contínua. A melhoria nunca acaba. Sempre é possível melhorar qualquer processo. Processo tem começo e meio, mas não tem fim. O fim de um processo seria reduzir a tempo zero e a custo zero, o que é impossível. Então, todo processo pode ser otimizado, melhorado.
 Fica a mensagem do grande Aristóteles sobre a melhoria contínua: "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito" .

Até,


5w2hgestao&consultoria

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